Interface Humano-Computador

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    Avaliação de usabilidade em plataformas de ensino de algoritmos: auxilio ao processo de ensino-aprendizagem
    (2018) Momm, Marcos; Wesley dos Reis Bezerra, M.Eng; Daniel Baumann; Fábio Alexandrini, Dr; Indianara Gonçalves Camilo Curvêllo
    A educação tem apresentado um grande interesse e uma necessidade crescente de abordagens pedagógicas que contemplem experiências cognitivas dos alunos. As novas Tecnologia de Informação e Comunicação, sobretudo o advento do computador, mudaram a provocaram novas maneiras pedagógicas entre o professor e o aluno. Este trabalho apresenta como objetivo, identificar a plataforma de ensino mais adequada quanto a usabilidade para lógica de programação, ensino de algoritmos, para os alunos iniciantes em matérias de programação. Para a avaliação desses ambientes de aprendizagem, como ferramenta de avaliação, foi definido o uso de um checklist¸ que é ferramenta desenvolvida e validade por profissionais da área de usabilidade e ergonomia. O checklist escolhido para a aplicação do teste foi o TICESE, que tem um enfoque na avaliação da usabilidade em interfaces, seus critérios são desenvolvidos, buscando avaliar e selecionar o software educacional que possibilita uma melhor experiência de uso para o aluno. Os resultados mostraram que a plataforma Khan Academy, obteve a nota mais alta em relação à Codecademy.
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    Interface em smartphones para controle de pequenos robôs
    (2017) Schiquetti, Felipe Augusto; Patrícia Blini Estivalete, Dr; Cristhian Heck, M.Eng; Wesley dos Reis Bezerra, M.Eng
    A interação humano-robô é uma área de pesquisa multidisciplinar, que se beneficia de conhecimentos e métodos de outras áreas como robótica, interação humano-computador, psicologia, sociologia e antropologia, a fim de conhecer melhor os fenômenos que cercam a interação entre pessoas e robôs. Este conhecimento é motivado pela quantidade de robôs que interagem com pessoas que não tem experiência com robótica, gerando uma preocupação com a qualidade de uso de interfaces. O trabalho propõe facilidade de aprendizado e uso na interação humano-robô com base na usabilidade, um critério de qualidade de uso da interação humano computador que considera a capacidade cognitiva, perceptiva e motora dos usuários utilizada durante a interação. Para avaliar a facilidade de aprendizado e uso foi desenvolvida uma interface para smartphones, que permite a interação por toque. A interface foi avaliada através do teste de usabilidade, método de avaliação por observação que envolve os usuários na identificação de problemas de interface e de interação entre humano-robô. O resultado obtido se mostrou positivo, indicando que a interface é adequada às pessoas com limitações motoras, de modo que possam controlar um robô na execução de tarefas em ambientes domésticos.
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    Interface multimodal baseada em Leap Motion, teclado e mouse para o desenvolvimento de software em IDEs
    (2015) Rosa, Lucas Furlani; Patrícia Blini Estivalete, Dr; Rodrigo Curvêllo, M.Eng; André Alessandro Stein, Msc
    O presente trabalho explora diferentes aspectos da área de Interação Humano-Computador (IHC), em específico a área de Interações Multimodais (interações realizadas através de mais de um modo de entrada). Além disso, são descritos diversos aspectos da teoria de IHC com o intuito de esclarecer conceitos, os quais são posteriormente relacionados em trabalhos semelhantes. A partir disso a modelagem de uma interface multimodal é apresentada, a qual é baseada em uma combinação de gestos das mãos por meio do controlador Leap Motion, teclado e mouse, tendo seu foco no desenvolvimento de software em IDEs. O objetivo de tal interface é o de oferecer um modo de interação que requeira menor esforço cognitivo. Neste caso, o esforço está relacionado ao acesso de funções pouco utilizadas em IDEs, em comparação com atalhos de teclado tradicionais. Este aspecto é em suma a hipótese levantada para este trabalho, a qual é verificada por meio de dois métodos de avaliação da área de Interface Humano-Computador: Percurso Cognitivo e Teste de Usabilidade. O Percurso Cognitivo foi realizado por avaliadores, já o Teste de Usabilidade teve a participação de usuários e os resultados obtidos através das avaliações foram positivos. Estes indicaram que a interação via gestos melhora a facilidade de lembrança do acesso à funções menos utilizadas quando comparado com o teclado.