Desenvolvimento Mobile

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    Kore - um aplicativo para permitir que pessoas idosas controlem um drone
    (2021) Pedroso, Luis Felipe; María Elena Villarreal, Msc; Fábio Alexandrini, Dr; André Alessandro Stein, Msc
    As facilidades trazidas com a inovação tecnológica, como enviar mensagens instantâneas ou realizar transferências bancárias, podem ser úteis para muitos, porém, para os idosos, que são pessoas com mais de 60 anos de idade, podem ter o efeito contrário. Muitas vezes, esta geração se sente afastada da tecnologia. O motivo da exclusão é a complexidade de manejar e utilizar a tecnologia e de ter possibilidades ou chances de acessar essas tecnologias. Visando resolver este problema, o presente trabalho teve como objetivo criar um aplicativo para permitir que idosos controlem um drone. Optou-se pelo drone, por ser um objeto que pode ser visto, o que causa sensação de conquista quando atingido o êxito. Para obter sucesso nesse objetivo, teve-se como requisito principal criar uma interface simples e intuitiva, que sem ensinamentos prévios, permitisse ao usuário executar as ações disponíveis. Dentre tais ações, optou-se por fornecer as principais operações para comandar o drone, tirar fotos e também ver o que a câmera do drone está capturando. Para este fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema para identificar algumas técnicas que poderiam ser utilizadas. Uma das técnicas aplicadas consiste em criar um pré clique antes de executar efetivamente a ação, ou seja, ao clicar em um botão, é apresentado ao usuário um popup com as informações do que aquela ação irá fazer e exige confirmação para que a operação seja executada; caso contrário, a operação é cancelada. Devido à pandemia no ano de 2020, o teste do aplicativo teve que ser realizado com apenas um usuário. O usuário escolhido detinha de conhecimentos em aplicativos como WhatsApp e Youtube, usuário ideal para realizar os testes, pelo fato que o mesmo poderia compartilhar e interagir com o seu público, enviando as fotos tiradas através do drone. Os testes mostraram que pensar no usuário e na interface que irá fazê-lo se comunicar com o código criado é de extrema importância. A interface desenvolvida neste trabalho propiciou ao usuário executar uma tarefa tida como complexa, sem conhecimentos ou instruções prévias, concluindo assim que o objetivo do trabalho foi atingido.
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    Geopothole: framework para detecção e georreferenciamento em tempo real de buracos em rodovias
    (2016) Menegazzo, Jeferson; Rodrigo Curvêllo, M.Eng; André Alessandro Stein, Msc; Cristhian Heck, M.Eng; Wesley dos Reis Bezerra, M.Eng
    O modal rodoviário constitui, atualmente, a principal matriz de transporte para escoamento de produção e circulação de pessoas no mundo. Sua infraestrutura, consequentemente, se mostra vital para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, problemas estruturais decorrentes de seu estado de conservação acarretam uma série de implicações socioeconômicas. Os buracos, em especial, constituem uma das deformidades mais recorrentes e perigosas nas rodovias. Este tipo particular de deficiência implica em maiores gastos com manutenção dos veículos, consumo de combustível e tempo de viagem, afetando também a segurança e conforto dos usuários. Devido a esses problemas, ocasiona maior custo operacional para empresas, onerando o escoamento de produtos e seu preço final, prejudicando sua competitividade no mercado. Diante destas implicações, o monitoramento constante da superfície das rodovias, assim como seu reparo, quando necessário, se mostram essenciais. Entretanto, a identificação de deficiências do pavimento, quando realizada manualmente por uma pessoa, torna-se onerosa e morosa, além de comprometer a confiabilidade dos dados. Portanto, a aplicação de técnicas computacionais para realizar esta tarefa se mostra mais adequado. Dentre os métodos desenvolvidos para este propósito, o baseado em vibração se mostra mais apropriado, uma vez que sua implementação em smartphones constitui um meio eficaz e de baixo custo. Contudo, devido a popularização dos smartphones ser relativamente recente, estudos e aplicações em torno da temática se mostram escassos e, por vezes, incompletos. Desta forma, este trabalho objetivou o desenvolvimento de um framework para detecção e georreferenciamento de buracos em tempo real, capaz de realizar a identificação da falha e obter sua localização de forma mais eficaz e eficiente que os atuais algoritmos, contornando problemas recorrentes de sensibilidade, através de recurso de auto calibração, contendo interferências nos dados de forma a garantir sua confiabilidade, fornecendo ainda controle automatizado no uso de recursos. Os resultados obtidos com o protótipo desenvolvido demonstraram a efetividade do framework, com baixo consumo de recursos e valores de erro próximos a zero. Por fim, pretende-se consolidar o framework como uma plataforma unificada para dispositivos móveis, onde pesquisadores possam centralizar pesquisas futuras e evoluir o protótipo a partir da engenharia disponibilizada.
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    Interface em smartphones para controle de pequenos robôs
    (2017) Schiquetti, Felipe Augusto; Patrícia Blini Estivalete, Dr; Cristhian Heck, M.Eng; Wesley dos Reis Bezerra, M.Eng
    A interação humano-robô é uma área de pesquisa multidisciplinar, que se beneficia de conhecimentos e métodos de outras áreas como robótica, interação humano-computador, psicologia, sociologia e antropologia, a fim de conhecer melhor os fenômenos que cercam a interação entre pessoas e robôs. Este conhecimento é motivado pela quantidade de robôs que interagem com pessoas que não tem experiência com robótica, gerando uma preocupação com a qualidade de uso de interfaces. O trabalho propõe facilidade de aprendizado e uso na interação humano-robô com base na usabilidade, um critério de qualidade de uso da interação humano computador que considera a capacidade cognitiva, perceptiva e motora dos usuários utilizada durante a interação. Para avaliar a facilidade de aprendizado e uso foi desenvolvida uma interface para smartphones, que permite a interação por toque. A interface foi avaliada através do teste de usabilidade, método de avaliação por observação que envolve os usuários na identificação de problemas de interface e de interação entre humano-robô. O resultado obtido se mostrou positivo, indicando que a interface é adequada às pessoas com limitações motoras, de modo que possam controlar um robô na execução de tarefas em ambientes domésticos.
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    Desenvolvimento de aplicativo para mapear as ruas e traçar a melhor rota levando em consideração o nível do rio: um estado de caso da cidade de Rio do Sul
    (2016) Montibeller, Ruan Carlos Borges; Daniel Gomes Soares, Msc; Fábio Alexandrini, Dr; Juliano Tonizetti Brignoli, Dr
    O presente Trabalho de Curso apresentou um estudo sobre o uso de técnicas de busca em grafos no mapeamento de ruas, mais especificamente o seu uso no desenvolvimento de um aplicativo que utiliza a API Maps como meio de exibição. Com um histórico de cheias cíclicas na cidade de Rio do Sul, que afetam diretamente a maior parte da população e por estes eventos serem agravados por alguns fatores de responsabilidade humana que permanecem sem solução, este trabalho objetiva apoiar os moradores em situações de eventos naturais como cheias. Este aplicativo foi desenvolvido para o uso em dispositivos móveis, tendo em vista um aumento significativo no uso destas tecnologias nos últimos anos e uma disponibilidade maior deste meio de interação em situações de desastres naturais. Como resultado, foi desenvolvido um protótipo que utiliza técnicas de busca de menor caminho nas ruas de Rio do Sul, traçando a menor rota segura entre dois pontos levando em consideração o nível do rio. Este trabalho obteve resultados positivos com simulações realizadas em diferentes cenários, variando nível do rio e os locais analisados. Com seis testes que obtiveram resultados positivos e verificaram o funcionamento do aplicativo nesta abordagem.