Informática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Informática por Coorientador "Eduardo Bidese Puhl, Dr"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlimentador automático de pets(2019) Martendal, Lara Lyra; André Alessandro Stein, Msc; Eduardo Bidese Puhl, DrAnimais de estimação são os escolhidos para o convívio com os seres humanos e necessitam de cuidados especiais para que tenham uma boa vivência. Dentre esses cuidados está a alimentação. Porém, muitas vezes a alimentação desses animais não é feita da forma correta. Devido a esta irregularidade esses podem apresentar aumento de peso e outros problemas de saúde. Por isso, objetivamos construir um equipamento capaz de disponibilizar o alimento em horários e dosagem adequados a animais de estimação, conforme a condição física e raça, oferecendo uma porção gradativa ao longo de determinado período. No primeiro momento foi construído um protótipo do equipamento, para isso foi utilizado uma válvula com rotação automática, conectada a um motor e a um temporizador programável. A segunda etapa ocorreu ao adaptar ao equipamento um dispositivo eletrônico que possibilita programar os horários de liberação do alimento via página web. Para isso foi utilizado um controlador Arduino UNO, responsável por receber as instruções da página web e ativar a liberação da ração. A página web, onde o usuário irá definir os horários e a quantidade de alimento desejado foi desenvolvida na plataforma Sublime Text 3, sobre a linguagem de programação PHP e a linguagem de marcação HTML5.
- ItemBraillando: ferramenta de auxílio pedagógico para a aprendizagem do braille(2020) Carvalho, Paula Emanuelle dos Santos; Gonçalves, Vinícius Porto; Marcela Leite, Msc; Eduardo Bidese Puhl, DrHodiernamente é comum encontrar pontos em relevo nos cartões de visita, portas de instituições, cardápios e embalagens de medicamentos, cosméticos e alimentos. Dessa forma fica iniludível que a aprendizagem do sistema braille é de extrema importância para os cegos, pois permite que estes possam compreender o que existe no mundo ao seu redor. A informática é uma grande aliada na inclusão e na aprendizagem de deficientes visuais, pois o acesso a programas computacionais tais como ampliadores de tela, leitores de tela e os digitalizadores de texto são fundamentais para uma melhor interação deste público com a sociedade e o mundo que o rodeia. Neste sentido, o presente projeto tem por objetivo auxiliar pedagogicamente o estudo do sistema de escrita tátil (Braille), através do desenvolvimento de um software interativo, acessível e eficaz para a alfabetização de indivíduos cegos de acordo com o eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e por meio da linguagem de programação PHP. Além disso, contará com a integração de uma ferramenta interativa construída em Arduino a ser confeccionada, em sua maioria, por meio de botões que obedecerão aos comandos fornecidos pelo usuário, facilitando a aprendizagem do braille por meio da tecnologia. Planeja-se realizar testes com o público-alvo, a fim de validar o sistema proposto e, por fim, para que mais deficientes visuais tenham acesso a tecnologias que possibilitem a aprendizagem e melhorem suas percepções táteis.
- ItemEscada piano: arte e tecnologia para o bem da saúde e sustentabilidade(2019) Costa, Ana Luiza; Wagner, Carolina de Souza; André Alessandro Stein, Msc; Eduardo Bidese Puhl, Dr; André Alessandro Stein, Msc; Fábio Alexandrini, Dr; Eduardo Bidese Puhl, DrDiversas ações que procuram colaborar com a sustentabilidade das edificações e com a saúde das pessoas têm tomado espaço no mundo em que vivemos. Este trabalho tem a intenção de atrair pessoas para uma rotina saudável incentivando o uso de escadas e diminuindo os gastos com elevadores e escadas rolantes. Muitas vezes avisos são instalados nos elevadores procurando orientar quanto ao uso do equipamento. A eficiência destes avisos depende muito da colaboração dos usuários. Neste trabalho a arte e tecnologia são utilizadas para incentivar o uso de escadas de uma forma divertida e natural. O projeto torna a escada mais atrativa fazendo com que os degraus emitam sons como o de um piano. A Escada Piano, neste trabalho, é apresentada em forma de um protótipo com pedais de madeira conectados a um Arduíno. O projeto será adaptado a uma aplicação web desenvolvida em uma linguagem de programação php que permite o usuário se cadastrar e interagir com a escada.
- ItemQuadro vivo automatizado: cultivo em espaços reduzidos(2019) Carl, Daiane; Voigt, Daniele Borba; Denise Fernandes, Dr; Eduardo Bidese Puhl, Dr; Eduardo Bidese Puhl, Dr; Denise Fernandes, Dr; María Elena Villarreal, MscO estudo criou um protótipo em forma de jardim vertical automatizado, o Quadro Vivo, onde é possível cultivar plantas em espaços reduzidos refletindo a harmonia da natureza com alta praticidade. O Quadro Vivo possui sistema de irrigação e iluminação automatizados por sistemas eletrônicos e microcontroladores conectados a Wi-fi. A automação possibilita o controle da irrigação, e a iluminação garante que as plantas tenham acesso a fonte de luz, para assim, realizar fotossíntese. É possível cultivar plantas ornamentais, medicinais, temperos e hortaliças, criando vida em espaços onde antes era quase impossível. O Quadro Vivo foi construído em estrutura de madeira, vasos, iluminação de Led e sistema de irrigação via gotejamento. A automação utilizou sensor de luminosidade para acender de acordo com o fotoperíodo da planta e intensidade luminosa necessária. O sistema de irrigação possui sensores de umidade, para o acionamento da válvula que garante o fornecimento de água e nutrientes, garantindo a vitalidade da planta. Ao combinar tecnologia e natureza, mais pessoas podem usufruir de áreas verdes em suas residências, possibilitando o cultivo de plantas durante a correria do dia a dia, períodos de viagens e escasso tempo e conhecimento sobre agricultura.
- ItemSistema de análise da soja para recomendação de tratamento de correção do solo das safras de tal cultura(2021) Correia, Bruna Luiza; Hoeller, Pedro Daniel de Oliveira; Paula Fabiane Martins, Dr; Eduardo Bidese Puhl, DrA soja, hodiernamente, configura-se como o produto de maior valor para a economia brasileira. Não obstante, o preço de produção da própria é eximiamente caro, dado que os adubos e fertilizantes são custosos. Para abordar este problema, no presente projeto foi desenvolvido um sistema web que é capaz de auxiliar os agricultores do alto vale do Itajaí a gerar safras de soja mais produtivas, por meio da indicação de um tratamento de solo adequado. Dessa forma, o projeto tem como intuito identificar as necessidades fisiológicas da planta soja, indicar uma possível solução às necessidades elencadas, de forma a diminuir os desperdícios de adubos e fertilizantes e, por conseguinte, aumentar a produtividade da lavoura.